quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Atividades para Berçário e Maternal I

Painéis de textura



Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.


Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.


Cobra de pano


Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enche-la.


Recipiente de filme


Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.


Papelão


Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.


Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.


Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.


Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.


Aprendendo a guardar os brinquedos


Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.


Espelho de papel alumínio


Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho..


Travesseiros de balões


Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.


Brincadeira na areia


Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.


Rasgar e colar


Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél..


Tecido e lã


Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.


Caixas de ovos vazias


São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.


As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.


Rasgar e cortar


Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar . Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)


Areia e cola


A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.


Navio de puxar


Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.


Colar de macarrão


Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.






SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I


• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).


• Manusear revista e revistas infantis


• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).


• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.


• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)


• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.


• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe


• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.


• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.


• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.


• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.


• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.


• Registrar a rotina no quadro.


• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.


• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.


• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.


• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.


• Soltar objetos dentro de uma caixa.


• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.


• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.


• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.


• Saltar pequenos obstáculos.


• Bater bola no chão e agarrar em seguida.


• Encaixar blocos


• Encaixar blocos em orifícios diversos.


• Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.


• Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).


• Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.


• Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.


• Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.


• Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.


• Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.


• Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.


• Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.


• Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.


• Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.


• Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.


• Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.


• Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.


• Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.


• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.


• Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.


• Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.


• Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança


• Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.


• Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.


• Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.


MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS


• Jogos de borracha ou plástico desmontáveis.


• Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).


• Blocos diversos para montar.


• Cubos de diversos tamanhos.


• Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc.


• Espelho grande na parede.


• Brinquedos sonoros.


• Caixas com orifícios.


• Embalagens diversas, vazias.


• Fantoches.


• Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha.


• Caixas de papelão de vários tamanhos.


• Regador, brinquedos de puxar.


• Copos de plástico e potes de iogurte.


• Fichas com o nome dos alunos.


• Argolas coloridas.


• Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.)


• Brinquedos coloridos e sonoros.


• Instrumentos musicais.


• Painéis com vários estímulos para exploração.


• Papeis coloridos de texturas variadas.


• Revistas e revistas infantis.


• Massa plástica, lixas, etc.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO


• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).


• Manusear revista e revistas infantis


• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).


• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.


• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)


• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.


• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe


• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.


• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.


• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.


• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.


• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.


• Registrar a rotina no quadro.


• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.


• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.


• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.


• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.


• Soltar objetos dentro de uma caixa.


• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.


• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.


• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.


• Saltar pequenos obstáculos.


• Bater bola no chão e agarrar em seguida.


• Encaixar blocos



Nenhum comentário:

Postar um comentário