PROJETO LEITURA
Tema: “Quem lê... viaja”
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil 2 Fase e alunos do 3 ano do Ensino Fundamental.
Período: Primeiro Bimestre.
Apresentação: Desenvolver nos alunos o hábito de “conta” histórias. Conscientizando os pais que é preciso abrir um canal para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e imaginação que é muito fértil.
Justificativa:
É de extrema relevância o contato com diferentes gêneros textuais, pois ninguém se torna leitor sem incentivo, isso é um processo lento e contínuo que precisa ser cultivado e despertado, buscando proporcionar aos alunos a vivência do conhecimento, informação, lazer e fantasia, não sendo somente função da escola, bem como de todos nós, profissionais ligados à educação e dos pais.
Objetivos:
• Ampliar o repertório e vocabulário;
• Contar e ouvir histórias;
• Manusear livros, estar em contato com diferentes gêneros textuais;
• Produzir oralmente texto com coerência;
• Estimular a escrita atenta e comunicação verbal;
• Desenvolver no aluno a habilidade de produzir texto;
• Incentivar o trabalho em equipe;
• Contagiar o aluno e a família a ler livros, gibis, poesias, músicas, jornais e outros portadores textuais.
Conteúdo:
• Pasta ou maleta de registro;
• Roda da Conversa;
• Realização de desenhos e colagens;
• Criação de novos finais para a mesma história;
• Confecção de texto e ilustração para um livro;
• Confecção de história seriadas;
• Reescrita de contos de fadas, fábulas;
Metodologia:
• Roda de Leitura;
• Pasta volante de leitura conjunta com os pais;
• Debates e discussões em sala de aula;
• Recortes e colagens;
• Atividades Pedagógicas;
• Releitura de histórias conhecidas.
Área de Conhecimento do Ensino Infantil:
• Linguagem Oral e Escrita;
• Natureza e Sociedade;
• Identidade e Autonomia;
• Movimento;
• Ensino Religioso;
• Música;
• Matemática;
• Artes.
Áreas de conhecimento do Ensino Fundamental:
• Português;
• Matemática;
• História;
• Ciências;
• Geografia;
• Artes;
• Ensino Religioso.
Recursos Materiais:
• Papéis diversos;
• Livros diversos;
• Cola, tesoura, lápis de cor.
• Revistas, Jornais, gibis, panfletos informativos;
• Caderno de registro, pasta ou maleta;
• CD, Rádio, DVD, TV.
Avaliação:
O aluno será avaliado mediante envolvimento, interesse e registro nas atividades propostas, assim como também será verificado o transporte e cuidado com a pasta de registro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário