domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto Leitura.

PROJETO LEITURA

Tema: “Quem lê... viaja”


Público Alvo: Alunos da Educação Infantil 2 Fase e alunos do 3 ano do Ensino Fundamental.

Período: Primeiro Bimestre.

Apresentação: Desenvolver nos alunos o hábito de “conta” histórias. Conscientizando os pais que é preciso abrir um canal para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e imaginação que é muito fértil.

Justificativa:

É de extrema relevância o contato com diferentes gêneros textuais, pois ninguém se torna leitor sem incentivo, isso é um processo lento e contínuo que precisa ser cultivado e despertado, buscando proporcionar aos alunos a vivência do conhecimento, informação, lazer e fantasia, não sendo somente função da escola, bem como de todos nós, profissionais ligados à educação e dos pais.

Objetivos:

• Ampliar o repertório e vocabulário;

• Contar e ouvir histórias;

• Manusear livros, estar em contato com diferentes gêneros textuais;

• Produzir oralmente texto com coerência;

• Estimular a escrita atenta e comunicação verbal;

• Desenvolver no aluno a habilidade de produzir texto;

• Incentivar o trabalho em equipe;

• Contagiar o aluno e a família a ler livros, gibis, poesias, músicas, jornais e outros portadores textuais.
Conteúdo:
• Pasta ou maleta de registro;

• Roda da Conversa;

• Realização de desenhos e colagens;

• Criação de novos finais para a mesma história;

• Confecção de texto e ilustração para um livro;

• Confecção de história seriadas;

• Reescrita de contos de fadas, fábulas;
Metodologia:
• Roda de Leitura;

• Pasta volante de leitura conjunta com os pais;

• Debates e discussões em sala de aula;

• Recortes e colagens;

• Atividades Pedagógicas;

• Releitura de histórias conhecidas.
Área de Conhecimento do Ensino Infantil:
• Linguagem Oral e Escrita;

• Natureza e Sociedade;

• Identidade e Autonomia;

• Movimento;

• Ensino Religioso;

• Música;

• Matemática;

• Artes.
Áreas de conhecimento do Ensino Fundamental:
• Português;

• Matemática;

• História;

• Ciências;

• Geografia;

• Artes;

• Ensino Religioso.
Recursos Materiais:
• Papéis diversos;

• Livros diversos;

• Cola, tesoura, lápis de cor.

• Revistas, Jornais, gibis, panfletos informativos;

• Caderno de registro, pasta ou maleta;

• CD, Rádio, DVD, TV.
Avaliação:
O aluno será avaliado mediante envolvimento, interesse e registro nas atividades propostas, assim como também será verificado o transporte e cuidado com a pasta de registro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário