domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto Primavera

Projeto Primavera:

 

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

 

OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches;

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);

Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

 

MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.









AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.



BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário